Encontrar uma pessoa que sofra com ansiedade não é uma tarefa difícil atualmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso da América Latina: 9,3% da população sofre de algum transtorno de ansiedade.

Desde o excesso de preocupação e as emoções à flor da pele até sintomas físicos, como a sensação de taquicardia e a falta de ar, a ansiedade pode nos afetar de diversas formas no cotidiano dos brasileiros. No entanto, você sabe como lidar com a ansiedade?

Se você está procurando criar hábitos para lidar melhor com a ansiedade, está no artigo certo. Ao longo do texto vamos trazer 10 dicas para você colocar em prática e, assim, conseguir ter uma mente menos ansiosa. Boa leitura!

Uma das formas de cuidar da sua ansiedade é com os Florais Quânticos da Dose Exata. Conheça!

Como lidar com a ansiedade? 

Existem diversas formas de aprender a controlar a ansiedade no nosso dia a dia. Além do tratamento com a psicoterapia, da qual vamos falar, existem outras formas complementares de ajudar a reduzir esse problema.

Crie uma rotina

Em primeiro lugar, estabelecer uma rotina é extremamente importante, sobretudo para quem sofre quando não se planeja.

Organizar uma rotina ajuda a ter maior controle e previsão do dia, bem como ajuda a administrar melhor o tempo – inclusive, de forma que ele não fique ocioso para deixar que os pensamentos ansiosos entrem em ação.

Ter uma rotina pode ajudar, entre outras coisas, na redução do estresse diário e até mesmo no foco.

Passe um tempo de qualidade com família e amigos

Ter momentos especiais com quem nós amamos é muito importante para o nosso relaxamento. Familiares e amigos podem nos ajudar a atravessar os momentos difíceis e estressantes da vida de uma forma mais leve.

Sendo assim, uma rede de apoio faz toda a diferença.  Quanto mais pessoas no seu ciclo social você tem, é provável que você se sinta menos sozinho, o que pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade, bem como de depressão.

Diminua a autocobrança

Ninguém é perfeito e uma régua muito elevada faz com que nossas cobranças acabem nos fazendo mal. É muito importante desenvolver o equilíbrio na hora de traçar metas e objetivos.

A autocobrança também está bastante relacionada à uma baixa autoestima. Por isso, é importante focar sempre no que é possível de executar, respeitando os seus limites e reconhecendo seu potencial.

Quanto mais autocrítico você for, maior a chance de se sentir ansioso e frustrado quando não conseguir fazer o que você cobra a si mesmo.

Tenha a alimentação como autocuidado

A saúde mental também está bastante ligada à nossa alimentação. Uma alimentação mais saudável e equilibrada pode reduzir a nossa ansiedade também.

Alguns dos tipos de alimentos que ajudam no combate à ansiedade são aqueles ricos em magnésio, ômega-3, fibras, probióticos e triptofano. 

Já outros alimentos, como bebidas alcoólicas e energéticos, por exemplo, podem contribuir para um quadro ansioso. 

Isso acontece porque eles são alimentos estimulantes, o que faz com que eles induzem uma maior liberação de adrenalina, hormônio liberado em momentos de estresse.

Como lidar com a ansiedade: pratique a respiração profunda 

Técnicas de respiração também são bons aliados para quem quer saber como lidar com a ansiedade. Isso acontece pois ela está bastante ligada ao nosso emocional e, a partir dela, é possível nos acalmar.

Ao controlar a respiração, que fica acelerada quando estamos ansiosos, é possível garantir maior equilíbrio ao corpo. Além disso, quando se foca na respiração, é muito comum que se esqueça tudo ao redor, o que ajuda na redução da ansiedade. 

Do ponto de vista biológico, a respiração profunda significa que mais oxigênio entra em seu corpo. Logo, entre mais energia e saem mais toxinas. 

Além de estimular o nervo vago, o movimento natural da respiração com o diafragma massageia os órgãos internos, provocando um efeito relaxante.

Aposte na meditação 

como lidar com a ansiedade meditacao

Além das técnicas de respiração profunda, a meditação também é um grande aliado quando o assunto é combate à ansiedade. 

Essa técnica de relaxamento ajuda na ansiedade pois oferece maior autoconhecimento e a compreensão da realidade, o que ajuda a pensar e reagir melhor aos acontecimentos. 

Além de reduzir a ansiedade, a meditação também reduz outros sintomas relativos a esse transtorno, como ataques de pânico, fobias e estresse.

Faça exercícios físicos 

Os exercícios físicos são essenciais para tratar a ansiedade. Isso acontece pelo fato de que durante as atividades, nosso corpo libera hormônios como a endorfina e a oxitocina.

 Esses sintomas, por sua vez, provam bem estar e melhoram o humor, o que ajuda na redução da ansiedade.

Além disso, muitas vezes exercícios físicos envolvem o contato com outras pessoas, seja o professor ou outros alunos, o que ajuda na ampliação das interações sociais e pode também afastar pensamentos ansiosos.

Tenha um hobby

Ter hobbies é uma boa forma de focar em si mesmo e oferecer maior satisfação pessoal. Dedicar tempo para o que se gosta é essencial para ter momentos de relaxamento, o que ajuda na diminuição da ansiedade.

Por isso, procure uma atividade que você gosta e separe um tempo na sua semana para poder praticá-la.

Priorize a qualidade do seu sono 

Uma boa noite de sono faz toda a diferença no nosso humor e na nossa ansiedade. A privação de sono tem efeitos negativos para a nossa saúde mental.

O sono profundo é essencial para o cérebro conseguir reorganizar suas conexões e relaxar. Logo, quem sofre com insônia têm maiores chances de desenvolver sintomas de ansiedade.

Faça terapia

como lidar com a ansiedade terapia

Por fim, e nenhum pouco menos importante: faça terapia. Sessões de psicoterapia são excelentes oportunidades para desenvolver o conhecimento pessoal e buscar as raízes dos sentimentos ansiosos.

Pessoas ansiosas muitas vezes distorcem os acontecimentos e tendem a ter pensamentos negativos quanto ao futuro. A terapia pode ajudar bastante nisso.

Conclusão

A ansiedade é um transtorno muito comum que afeta a vida das pessoas, no entanto, há várias formas de lidar com a ansiedade. Desde uma melhor rotina até a psicoterapia, não faltam formas de procurar ter uma vida mais tranquila.

Uma das formas de cuidar da sua ansiedade é com os Florais Quânticos da Dose Exata. Conheça!